Mais uma sarada
<div id="fb-root"></div><script src="http://connect.facebook.net/en_US/all.js#appId=185684111450227&xfbml=1"></script><fb:like href="http://maisumasarada.forumotion.com" send="true" width="450" show_faces="true" action="like" font=""></fb:like>


Seja bem vinda(o)
 
InícioPortalCalendárioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 INDICE GLICÊMICO e Carga Glicêmica

Ir em baixo 
AutorMensagem
Victor Braga



Mensagens : 29
Pontos : 37
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/06/2009

MensagemAssunto: INDICE GLICÊMICO e Carga Glicêmica   Seg Ago 03, 2009 9:50 pm

O índice glicêmico é o perfil de absorção dos carboidratos após as refeições em relação a um alimento controle, que pode ser o pão branco ou a glicose, contendo a quantidade fixa de 50 g de carboidrato. É uma medida da qualidade do carboidrato consumido na dieta. Não indica, portanto, a quantidade de carboidrato ingerido. O cálculo seria realizado a partir da seguinte fórmula: IG = área da curva glicêmica do alimento/área correspondente do alimento controle x 100.

Já a carga glicêmica é um indicador de qualidade e quantidade de carboidrato, a partir de uma determinada porção consumida desse nutriente pela dieta. A CG fornece o resultado do efeito glicêmico da dieta como um todo porque avalia a porção de carboidrato disponível dos alimentos e o IG. Dessa maneira, a fórmula utilizada seria a seguinte: carga glicêmica = porção do carboidrato disponível x IG/100.

Por exemplo, o IG da banana (tendo como controle a glicose) é de em média 52. Porém, sua carga glicêmica é de 12, referente a uma porção de 120 g, contendo 24 g de carboidrato. Então, a banana possui valor médio de IG, mas baixo carga glicêmica.

Portanto, a carga glicêmica fornece uma noção mais real do efeito glicêmico de diferentes porções alimentares, mas precisa ser avaliada com cuidado porque os valores referentes ao tamanho das porções podem variar para cada país e para cada pessoa, podendo haver, conseqüentemente, alteração na quantidade de carboidrato e nos valores da carga glicêmica. Por isso, devemos calcular nossa própria carga glicêmica usando os dados do tamanho de suas porções consumidas e composição de carboidrato.</SPAN>
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
INDICE GLICÊMICO e Carga Glicêmica
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Teneré XTZ 250 - Yamaha
» MICA para motas de cross
» caixa de carga mitsubishi l200
» Como Calcular a corrente de carga/Descarga para LiPo's
» Qual será melhor diesel ou gasolina

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mais uma sarada :: NUTRIÇÃO :: NUTRICIONISTA VICTOR BRAGA-
Ir para: