Mais uma sarada
<div id="fb-root"></div><script src="https://connect.facebook.net/en_US/all.js#appId=185684111450227&xfbml=1"></script><fb:like href="http://maisumasarada.forumotion.com" send="true" width="450" show_faces="true" action="like" font=""></fb:like>
Mais uma sarada
<div id="fb-root"></div><script src="https://connect.facebook.net/en_US/all.js#appId=185684111450227&xfbml=1"></script><fb:like href="http://maisumasarada.forumotion.com" send="true" width="450" show_faces="true" action="like" font=""></fb:like>
Mais uma sarada
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Seja bem vinda(o)
 
InícioPortalGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 A Experiência de Treinamento

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Marcão

Marcão


Mensagens : 1144
Pontos : 1249
Reputação : 41
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 41
Localização : Cascavel-PR

A Experiência de Treinamento Empty
MensagemAssunto: A Experiência de Treinamento   A Experiência de Treinamento Icon_minitimeQua Jan 20, 2010 8:46 am

A Experiência de Treinamento Arnoldterra

Todo fisiculturista fica imensamente satisfeito de olhar-se no espelho, fazer poses e ver seus músculos desenvolvidos salientando-se por todo o corpo. Ou utilizar uma fita métrica para calcular exatamente quantos milímetros ele ganhou em cada parte do corpo. Mas para mim, a própria experiência de treinamento era sempre muito recompensadora e prazerosa. As horas que eu despendia na academia eram o ponto alto do meu dia. Gostava da sensação de estar treinando, de ficar bombeado durante o treinamento e da sensação relaxada de quase exaustão que vem depois. Eu não apenas adorava ser um fisiculturista: realmente me entusiasmava praticando fisiculturismo.

Treinar com esse tipo de entusiamos é vital. Ir à academia todos os dias e sujeitar-se a sessões de treinamento que derrubariam um elefante é muito difícil a menos que você realmente ame isso. Fisiculturistas que precisam obrigar-se para ir a academia ou mesmo pessoas que apenas praticam a musculação com fins estéticos nunca alcançarão o tipo de sucesso possível para aqueles que mal podem esperar para chegar à academia e começar o treinamento com pesos. Alguns atletas precisam ser estimulados a treinar mais intensamente, e outros devem ser advertidos para não treinar demais, podem ter certeza que o atleta que precisa ser refreado chegará sempre no topo.

O que você pensa é o que você consegue

Quando se refere ao fisiculturismo, a mente é sempre tão importante quanto o corpo. Os fisiculturistas campeões que conheci eram tão motivados que praticamente determinavam aos músculos que crescessem. Mas a mente é importante por outra razão. Para ser bem sucedido no fisiculturismo ou em qualquer outro esporte, você precisa aprender a pensar; precisa entender o que está fazendo; precisa dominar as técnicas de treinamento. Necessita ir além dos princípios básicos do fisiculturismo e descobrir o que realmente funciona para você. Deve desenvolver seus próprios instintos da mesma forma que desenvolve os músculos e aprende a ouvi-los. Com certeza, você tem que treinar duro, mas isso não será tão bom se não treinar também de forma inteligente.

Obviamente, tudo isso vem com o tempo. No começo, todo fisiculturista deve aferrar-se muito mais aos fundamentos. Quando você está começando não consegue treinar de acordo com "o que você sente" porque não tem idéia de como é o treinamento correto. É necessário experiência. O truque é dominar as técnicas de treinamento corretas, habituar-se a essa maneira de treinar e então você pode começar a confiar na "sensação" e no "instinto" para guiá-lo.

O primeiro passo nesse processo é entender exatamente o que você está fazendo na academia e aprender a interpretar as sensações que experimenta dia-a-dia por meio da sua rotina de treinamento. Lembre-se se você tenciona em algum momento ser um fisiculturista competitivo, saiba que seus oponentes provavelmente conhecerão a técnica tanto quanto você. O que fará a diferença é o grau em que você foi capaz de utilizar seus próprios instintos e sensações. Independentemente do quão avançado um fisiculturista esteja, ainda há questões que surgem, que são outra razão que você tem para usar sua mente - para analisar o que está fazendo e avaliar seu progresso. Mesmo um Mister Olympia pode não ficar satisfeito com seu progresso na academia e começar a experimentar vários princípios de treinamento para encontrar algo que funcione melhor. Essa é a maior de todas as razões para aprender o máximo possível sobre diferentes princípios e formas de treinamento; assim, compreenderá quais alternativas estão disponíveis para você.

A Experiência de Treinamento Arnolda

O Bombeamento

Os músculos incham além do tamanho normal, as veias se sobressaem, você se sente imenso, potente e cheio de energia. O bombeamento é geralmente sentido após cerca de 4 ou 5 séries. Muitas vezes, você pode manter essa sensação durante todo o treinamento, sentindo um bombeamento maior com o tempo, à medida que mais e mais sangue é forçado para dentro da região que está sendo exercitada, levando oxigênio novo e nutrientes para uma contração muscular intensa e continuada.

O que provoca o bombeamento é aquele sangue que é forçado para dentro da região pela ação dos músculos e pressão do sistema cardiovascular, mas não há nenhuma força comparável atraindo o sangue para fora do músculo. Portanto, esse sangue extra permanece no músculo por certo período de tempo, inundando-o até um tamanho muito maior. De acordo com o Dr. Fred Hatfield, campeão de levantamento de peso e especialista em fisiologia do exercício, "Quantidades de sangue inundando um músculo estimulam uma quantidade de sensores proprioceptivos. O exercício e o bombeamento resultante criam toda uma torrente de respostas hormonais, incluindo a liberação de endorfinas e enquefalinas que são analgésicos naturais".

Essa combinação do físico com o psicológico pode ter um efeito enorme sobre como se sente e a intensidade com que pode treinar. Quando você está bombeando, sente-se melhor e mais forte, e é mais fácil motivar-se para treinar pesado, atingir um nível alto de intensidade. Às vezes pensa que é o King Kong caminhando pela academia! Naturalmente, essa sensação pode diferir de um dia para o outro. De tempos você irá para a academia sentindo-se cansado e preguiçoso, mas quando consegue um bombeamento fantástico após poucos minutos de trabalho, de repente se sente grande, forte, cheio de energia e pronto para levantar qualquer peso que ver pela frente.

Entretanto há dias em que você não se sente com muita energia, e o bombeamento simplismente não acontece, não importa o que faça. Às vezes, há uma razão física para isto: você não dormiu o suficiente; realizou muitos exercícios seguidos; ou está fazendo dieta, e o seu corpo sente falta dos nutrientes necessários para dar um bom bombeamento com facilidade. Mas, na maioria dos casos, descobri que a ausência de bombeamento indica a falta de uma concentração total. Obviamente, é melhor descansar o suficiente, não treinar em excesso e alimentar-se bem o bastante para agüentar as sessões de treinamento; mas, independentemente do quão mal você esteja se sentindo ou da quantidade de energia que lhe falte, descobri que ainda pode conseguir que o bombeamento aconteça se ficar bastante concentrado.

Considero-me um cara objetivo. O que me interessa quando assumo alguma coisa são os resultados. Nesse aspecto, compreendi muito cedo na minha carreira de fisiculturista que, como acontece com a maioria das coisas, o que você obtém do treinamento depende do que investiu nele. Quanto mais intensamente você trabalha, mais resultados verá, assumindo que seus métodos de treinamento sejam os mais eficazes possíveis.
Mas, em um determindado ponto, fica muito difícil tirar mais proveito das suas sessões de treinamento. Você está trabalhando o mais duro que pode, portanto, não pode adicionar mais peso. Você já está fazendo o máximo das séries possível e treinando com a maior freqüência possível cuidando para evitar o supertreinamento. Então o que você faz agora?
Obter melhores resultados nesse ponto é uma questão de aumentar a intensidade do seu treinamento. O que quero dizer com isso? Simples: Intensidade é uma medida do que você tira do treinamento, e não do que você investe nele. Que tipos de técnicas você pode utilizar para aumentar a intensidade?

adicionar peso aos exercícios;
aumentar o número de repetições nas séries;
diminuir seu período de descanso entre séries;
realizar um mesmo exercício duas ou mais vezes seguidas sem descansar (superséries).

Há também uma quantidade de técnicas de treinamento de intensidade especial, muitas das quais dependem da participação do seu parceiro de treinamento. Incluem repetições forçadas, movimentos excêntricos forçados, superséries, séries gigantes, repetições parciais e descanço/pausa.

A resistência cardiovascular é um fator limitante para o aumento da intensidade. Se você ultrapassa sua capacidade para suprir oxigênio para os músculos, eles falharão prematuramente, e não os estimulará completamente. Entretanto, se reduzir seus períodos de descanso e intensificar o treinamento de forma gradual, seu corpo terá tempo para adaptar-se, e sua capacidade para treinar arduamente e por períodos mais longos aumentará.

Dor versus Sensibilidade Muscular

Todos que entram em uma academia já ouviram a frase: "Sem dor, sem ganho" (No pain, No Gain), mas é importante ser capaz de diferenciar a dor (quase) agradável de um treinamento intenso da dor resultante de uma lesão física. A sensibilidade muscular resultante de um treinamento pesado é comum entre fisiculturistas e praticantes de musculação. Essa sensibilidade é o resultado de microdanos aos músculos, ligamentos ou tendões - nada que realmente constitua uma lesão, mas, apesar disso, é geralmente doloroso. Uma certa quantidade de sensibilidade é inevitável, um sinal de que você realmente treinou intensamente.

Outra causa comum da sensibilidade é a formação de ácido lático no músculo, que tende a acumular-se na região que está sendo exercitada quando a atividade muscular o produz mais rapidamente do que o sistema circulatório pode removê-lo. A presença de uma quantidade excessiva de ácido lático é o que lhe dá o queimor quando você realiza muitas repetições duras, e também tende a produzir uma certa quantidade de sensibilidade pós-treinamento.

Mas alguns tipos de dor não são apenas inevitáveis no fisiculturismo, são praticamente essenciais. Afinal de contas, são aquelas últimas poucas repetições que você realiza depois que seus músculos estão queimando e dizendo-lhe para parar que muitas vezes significam a diferença entre o progresso e a falta dele. A décima ou décima primeira repetição de rosca bíceps, quando os bíceps estão gritando de agonia, pode ser a única forma de desenvolver os braços para um campeonato. Esse fenômeno de trabalhar até que os músculos estejam queimando de dor não é algo que acontece apenas no fisiculturismo. Quando perguntaram ao lendário Muhammad Ali quantos apoios ele realizava para preparar-se para uma luta em um campeonato, ele respondeu que não sabia. "Não começo a contar até que comece a doer", explicou.

Fonte: Enciclopédia de Fisiculturismo e Musculação ( Arnold Schwarzenegger)
Revisado e Editado: Jaderson Rafael (Coach)


Última edição por Marcão em Qua Jan 20, 2010 9:41 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Bil

Bil


Mensagens : 464
Pontos : 542
Reputação : 14
Data de inscrição : 29/06/2009
Idade : 46

A Experiência de Treinamento Empty
MensagemAssunto: Re: A Experiência de Treinamento   A Experiência de Treinamento Icon_minitimeQua Jan 20, 2010 9:37 am

Marcão revisa ai que ficou repetido o final!
Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Marcão

Marcão


Mensagens : 1144
Pontos : 1249
Reputação : 41
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 41
Localização : Cascavel-PR

A Experiência de Treinamento Empty
MensagemAssunto: Re: A Experiência de Treinamento   A Experiência de Treinamento Icon_minitimeQua Jan 20, 2010 9:42 am

Ja editei Bil, eu coloquei a parte repetida no lugar da parte final, agora esta certo.

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Kelly

Kelly


Mensagens : 117
Pontos : 156
Reputação : 4
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 35
Localização : RJ

A Experiência de Treinamento Empty
MensagemAssunto: Re: A Experiência de Treinamento   A Experiência de Treinamento Icon_minitimeSex Jan 22, 2010 8:44 am

Ótimo texto! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A Experiência de Treinamento Empty
MensagemAssunto: Re: A Experiência de Treinamento   A Experiência de Treinamento Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
A Experiência de Treinamento
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Treinamento de braços
» Treinamento H.I.T - Parte 02 (O que é H.I.T ?).
» Treinamento de Força - Artigos
» Crossfit - Treinamento Funcional
» Treinamento H.I.T - Parte 03 (Princípios gerais do H.I.T).

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mais uma sarada :: Geral :: Experiências positivas-
Ir para: